sábado, dezembro 11, 2010

Considerações Finais

Fazendo uma reflexão em minha caminhada durante estes quatro anos e meio, vejo quantas mudanças ocorridas durante este período, sejam elas no campo profissional mas também no pessoal.
Procurei este curso como um recurso, uma direção para minha prática em sala de aula, pois devido a estar muito tempo afastada desta área senti a necessidade de buscar qualificação para melhor atender ao meu aluno.
Ao longo deste período tive acesso a teorias e muitas práticas, este curso mudou a minha concepção sobre o mesmo, pois achava que ao cursar Pedagogia ficaria restrita a leitura de textos, métodos de ensino somente no campo teórico mas o formato do PEAD superou todas as minhas expectativas, pois desde o primeiro momento tivemos atividades práticas.
Tive acesso a teoria e ao mesmo tempo aplicar esta teoria em sala de aula o que tornou este curso muito dinâmico.
Tenho consciência do marco separatório que existe nas minhas aulas antes e pós PEAD, vejo o meu crescimento pois era uma professora muito conteúdista, não articulava diferentes áreas do conhecimento, e esta mudança foi sendo construída a cada novo semestre.
Gostaria de mencionar algumas atividades as quais não trabalhava em sala de aula e após uma solicitação de um interdisciplina realizei com meus alunos e o resultado foi muito positivo.
Ao iniciar a interdisciplina de Teatro fiquei muito apreensiva pois não sabia como trabalhar em sala de aula, mas com a aula prática que tivemos e as orientações do professor realizei uma atividade com meus alunos e foi bem aceita por eles, tal relato encontra-se no link abaixo.

http://marleneportoalegre.blogspot.com/2007/12/aula-de-teatro.html#links

A contação de histórias também foi outra atividade por mim adotada, as crianças apreciam muito, interagem com os textos lidos, desenvolvem sua oralidade e criatividade.

http://marleneportoalegre.blogspot.com/2007/12/literatura-infanto-juvenil.html#links

Trabalhar os conteúdos de uma forma lúdica, utilizando jogos ou simplesmente disponibilizando um momento de nossa aula para que as crianças possam trabalhar o lúdico, também foi outro momento muito importante de aprendizagem ao qual compartilhei com minhas colegas e em sala de aula com meus alunos e a qual menciono no link abaixo.

http://marleneportoalegre.blogspot.com/2007/12/ludicidade.html

Compreender a importância do blog para divulgar ou compartilhar notícias, fatos ou textos que nos emocionam, informam também foi outra mudança significa, pois antes minhas postagens eram para recados e comemorações. Estudando as questões etnicos-raciais e pesquisando encontrei uma reportagem sobre a cultura indígena a qual fiz uma postagem com o intuito de informar sobre esta cultura, a mesma pode ser acessada pelo link abaixo.

http://marleneportoalegre.blogspot.com/2009/04/cultura-indigena.html#links

As aulas de artes, fazendo releituras de obras de artes com os alunos, construindo linhas de tempo onde os mesmos podem construí-la utilizando sua própria história, ou de seus pais, bairro ou cidade. Conhecer e discutir com os alunos a comunidade em que os mesmos estão inseridos, buscar soluções para os problemas das mesmas, entre outros.

Não tenho como negar que ao final deste curso saio uma nova profissional, pois que a cada dia reflito se não posso fazer diferente uma atividade. A utilização de tecnologia, que ao início do curso não tinha conhecimento, hoje procuro levá-la aos meus alunos e tenho a consciência de que a mesma é muito benéfica se for feita aliada a um trabalho pedagógico atuante, instigador a fim de conduzir o aluno em suas descobertas.
Posso afirmar que este curso me transformou em uma professora pesquisadora, ou seja, busco a cada dia estudar, pesquisar maneiras para melhor atender ao meu aluno e também aos meus questionamentos quanto professora/aluna.

Nenhum comentário: