segunda-feira, dezembro 10, 2007

Literatura Infanto-juvenil




Este semestre, como já mencionei em outras postagens, foi muito gratificante. Por que? Neste semestre tivemos disciplinas essencialmente práticas, o reaprender a trabalhar com métodos que utilizamos em aula de uma forma mais atraente para nossos alunos, foi o que aconteceu com a contação de histórias.
Como foram enriquecedoras estas aulas, no sentido de mostrar como é feito habitualmente uma hora do conto e como podemos usar diferentes formas de contar uma mesma história. Já na primeira aula o vídeo que assistimos sobre as formas de se contar uma história percebi como usamos (eu) maneiras que nos foi passada a muitos anos e continuamos a repeti-las. Após ler os textos e as recomendações sobre como contar uma boa história, decidi fazer na semana do folclore uma forma diferente de expor as lendas que pretendi trabalhar com meus alunos. Contei diferentes lendas e as comentamos, após dividi meus alunos em grupos e distribui os textos com as lendas discutidas, ficando a cada grupo a incumbência de contar para os demais a lenda escolhida. Eles ficaram livres para escolherem como apresentar as suas histórias e trabalharam em cima disso, elaboraram desenhos para auxiliar na hora da apresentação, foi muito bom pois evidenciaram um comprometimento em apresentar um bom trabalho, cuidando de detalhes e solicitando a atenção dos demais colegas. Achei muito importante esta forma diferente de se trabalhar, pois houve uma participação mais efetiva dos alunos, nos anos anteriores trabalhava as lendas em forma de textos e os alunos se tornavam meros expectadores, este ano eles puderem expor sua forma de compreender e transmitir aos colegas este entendimento. Não registrei este momento, mas possuo os trabalhos confeccionados e pretendo colocá-los para apreciação.

Eis algun trabalhos realizados l,pelos alunos para apresentação do tema que foi proposto: Lendas



Nenhum comentário: