sábado, dezembro 11, 2010

Eixo VIII


  • Seminário Integrador VIII

  • Estágio Superviosionado em Docência Anos Iniciais

Este semestre tive meu estágio supervisionado, neste momento iria por em prática tudo que havia visto durante todo o período do curso. O que posso dizer, comecei o semestre muito apreensiva, nervosa com a prática, preocupada com o uso de tecnologias, se a turma responderia de acordo com minhas expectativas, se saberia conduzir o estágio de maneira satisfatória.

Mas eu não estava me dando conta que uma mudança havia sido processada na minha prática, pois a cada semestre uma sementinha era plantada, nas atividades práticas que cada interdisciplina nos solicitava, logo o estágio foi o desenrolar natural desta mudança ocorrida.

Pensava que não saberia trabalhar a interdisciplinaridade, mas me vi realizando atividades no pátio com conteúdos de linguagem, o lúdico com conteúdos de matemática, fazendo releituras a partir de partes de programas que os alunos haviam me contado.

Minha proposta de estágio era utilizar a tecnologia para aperfeiçoar a leitura e escrita e optei pela criação de um blog da turma, tive um pouco de receio por fazerem parte de uma comunidade carente mas a proposta foi bem aceita pelos alunos, que em um questionamento mostraram que conheciam as redes socias e participavam de algumas.

Logo este semestre de prática percebi que uma das minhas maiores dificiências estava sendo trabalhada de uma forma bem natural, compreendi que trabalho interdisciplinaridade utilizando as falas dos alunos, buscando em sua rotina, no que compreendem, fatos para serem discutidos em sala de aula e através destas trocas construímos e ampliamos diferentes concepções pré-estabelecidas.

Um comentário:

Simone disse...

Marlene fizeste um ótimo trabalho no estágio e tens muita capacidade para continuar propondo atividades vinculadas com a realidade e dia a dia dos teus alunos, utilizando a tecnologia. Boa sorte na tua caminhada! Um carinhoso abraço, Simone