segunda-feira, dezembro 10, 2007

Ludicidade



" É somente no brincar que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral, e somente sendo criativo pode descobrir o seu eu" - Winnicott.

Com a correria do dia-a-dia, cobrança de resultados acabamos esquecendo da importância da brincadeira na rotina de nossos alunos, cobramos disciplina em sala de aula, conteúdos a serem estudados, cobrança, cobrança e cobrança e quando se tem horário para recreação esquecemos de trabalhar brincadeiras básicas, que as vezes muitas crianças não conhecem devido a viverem em outra época, com outros interesses. Quando tivemos a primeira aula de ludicidade brincamos, brincamos e brincamos e foi tão prazeroso poder reviver brincadeiras de nossas infâncias, o que esta aula refletiu em minha prática? Tudo pois pude revitalizar minhas horas na recreação, ver as crianças descobrindo o Escravos de Jó, brincando de Pássaro no ninho, entre outras. As brincadeiras, agora, não estão se restringindo a somente horas no pátio, estabelecemos duas vezes por semana para nos últimos trinta minutos da aula brincarmos, então jogamos forca, jogo da velha, memória, stop entre outros e estas atividades contribuiram com um crescimento da turma, seja na sua ortografia, pois estão mais cuidadosos e observadores com as palavras que lêem e escrevem, até mesmo a professora quando esquece um acento não escapa da sua fiscalização, é muito bom presenciar este crescimento.






Um comentário:

Unknown disse...

Marlene
Como é bom ler relatos de educadores lúdicos fazendo com que suas aulas e outros momentos possam ter leveza, descontração e muita gratificação para quem brinca.

Parabéns!

Abraços

Profª Neusa Sá