domingo, abril 18, 2010

Leitura II

Trabalhando com a leitura, um projeto adotado também pela escola, objetivando despertar o hábito da leitura em meus alunos, a escola para a cada quinze dias para que todos possam ler. Em minha sala de aula adotamos ler todas as sextas-feiras a partir das 11hs15min, onde todos paramos nossas atividades para dedicar este tempo a leitura. Esta leitura é de livre escolha dos alunos, pode ser histórias em quadrinhos, livros infantis, jornais entre outros.
Estamos sempre em processo de aprendizagem, já adotei este sistema de os alunos terminarem suas atividades e dedicarem seu tempo a leitura de livros, devo confessar que não deu muito certo e comentando com minhas colegas de Pead, sobre a idéia e que a mesma não tinha alcançado os objetivos esperados, ouvi o seguinte questionamento: Você parou e leu com os alunos? Realmente, eu não parava para ler, logo o exemplo incentiva as atitudes.
Este ano também mudei meus hábitos, quando começamos a ler, todos, alunos e professora, escolhem um livro e passamos estes momentos somente lendo.
Posso dizer que até o momento, pois começamos a ler a três semanas, os alunos estão bem motivados e não esquecem o dia e hora de nossa leitura.
Exemplo é fundamental, agora sei que se quero que meus alunos desenvolvam o hábito de ler, devo mostrar-lhes que também sou adepta deste hábito, que através da leitura podemos conhecer muitas realidades e questioná-las.

Um comentário:

Beatriz disse...

Marlene, e o tempo integral do estágio. Como vais desenvolver a leitura e a escrita? Fui ao teu wiki epercebi que a tua arquitetura não traz esses elementos.
Um abração
Bea