sábado, maio 01, 2010

Planejamento

"Planejar requer ser flexível para replanejar sempre que for preciso".

Planejar é sempre estar atento as necessidades dos alunos. Devemos ser flexível em nosso planejamento, pois quando pensamos em nossa aula não levamos em conta as diversidades, ou seja, alguns fatores que podem interferir para a realização, ou melhor, a concretização da mesma. Devemos ter sensibilidade e sermos flexíveis para abandonarmos o planejamento inicial e adaptarmos outro que atenda as necessidades do grupo.
Na semana anterior havia planejado a aula que aplicaria mas quando cheguei na sala de aula, em função do tempo, menos da metade da turma havia comparecido a aula, como havia planejado iniciar um conteúdo novo resolvi reestruturar a minha aula para não prejudicar os alunos que não haviam comparecido, logo, fiz uma revisão dos conteúdos trabalhados durante a semana utilizando os jogos como meio de fixação dos assuntos vistos durante a semana.
Ao planejar nossas aulas buscamos as melhores alternativas para desenvolver os conteúdos adptando a realidade de nossos alunos, usando a metodologia mais adequada, mas as vezes temos que fazer ajustes neste planejamento para atender as necessidades mais urgentes que a turma apresenta nos diferentes momentos de uma aula.

Um comentário:

Beatriz disse...

Marlene, como trazes recortes esparsos eu ainda estou com dificuldades de me orientar acerca do teu estágio. Dissestes que a intenção maior seria o desenvolvimento da escrita. Agora trazes um componente fundamental que é a flexibilidade no planejar. Dás um exemplo, mas eu não sei bem o que significou fazer uma revisão de conteúdos, utilizado jogos de memória. Será que a memória facilita a escrita? Qdo será que lemos e escrevemos melhor? Quando podemos levar nossos alunos a se sentirem mais curiosos em ler algo? Gostei da conclusão de que precisas tb ler no espaço de leitura. É aquela verdade de dizer ao outro que faça o que não se faz.
Um abraço
Bea