quinta-feira, abril 01, 2010

Estágio

Este semestre estaremos realizando nosso estágio supervisionado, muito se questionou sobre a necessidade do mesmo em virtude de sermos todas professoras, logo busquei algumas considerações sobre o que significa e/ou representa o estágio para alguns autores. Segundo o dicionário:

Estágio s.m. Período de estudo prático exigido dos candidatos ao exercício de certas profissões liberais: Estágio de engenharia; estágio pedagógico. /Período probatório, durante o qual uma pessoa exerce uma atividade temporária em uma empresa. / Aprendizagem, experiência.


O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio empresarial.


O estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

De acordo com estas considerações, estágio é a prática da teoria exposta em sala de aula. Como em nosso curso, desde o primeiro dia, já trabalhávamos esta prática, vejo o estágio como uma possibilidade de aprimoramento do nosso dia a dia.

Conforme Kulcsar (1994, p. 65): "(...) o Estágio não pode ser encarado como uma tarefa burocrática a ser cumprida formalmente... Deve, sim, assumir a sua função prática, revisada numa dimensão mais dinâmica, profissional, produtora, de troca de serviços e de possibilidades de abertura para mudanças".

A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria /Prática sem a qual a teoria pode ir virando blablablá e a prática, ativismo. (Freire, 1996, p.12)

Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (Freire, 1996, p. 14).



http://www.fbb.br/downloads/estagio.pdf

3 comentários:

Beatriz disse...

Marlene, que bom que tens uma visão real de estágio . Assim, podes trabalhar intensamente nele, interrelacionando as teorias que nos embasam ( cursos e interdisciplinas) com as práticas que já fizestes e as atuais. Um abraço
Bea

Fabiana disse...

Marlene, você tem a referência deste parágrafo: "O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio empresarial".

Fabiana disse...

encontrei este parágrafo em vários trabalhos sobre estágio, mas não há referência em nenhum...