O meu projeto de estágio está focado na leitura e escrita nas séries iniciais. Tenho uma turma de 3º ano (2ª série do ensino de oito anos) composta de 19 meninos e 13 meninas, é uma turma bem agitada.
Optei por trabalhar a leitura e escrita com meus alunos com o intuito de despertar o hábito da leitura, pois muitos somente tem acesso aos livros no ambiente escolar, e um dos meus objetivos (entre muitos) é fazer com que os mesmos ampliem este espaço, ou seja, levem para suas casas este hábito criado, ou melhor, incentivado, na escola.
Mas não pretendo desenvolver a leitura somente como uma decodificação de símbolos, esta leitura deve ser significativa, como coloca Paulo Freire (1997, 11) :
"A leitura do mundo" precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto".
Nas trilhas do mesmo entendimento, Souza (1992) afirma:
"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade"(p. 22).
"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade"(p. 22).
Logo queremos que nosso aluno dialogue com o autor, através de reflexões críticas dos textos lidos em sala de aula.
Pretendo a partir deste projeto proporcionar ao aluno oportunidades de desenvolvimento de sua criticidade, utilizando a leitura crítica de diversos textos, onde os mesmos irão discutir os textos lidos.
Nesta primeira semana de estágio, dei o primeiro passo em busca de meus objetivos, minha turma está iniciando no "caminho da leitura" pois como é um 3º ano, alguns alunos ainda não estão alfabetizados, não conseguem ler e outros continuam vendo os livros como apreciação dos desenhos, pretendo através da leitura de diferentes tipos de textos e de interpretações orais fazer com que os mesmos, em seu tempo, despertem para a leitura, interpretando com criticidade os textos lidos.
2 comentários:
Oi Marlene, a leitura e a escrita só chamam atenção qdo elas são elementos significativos para resolver situações enfrentadas pelos alunos. Por isso mesmo, as ferramentas interativas são tão importantes. Com elas, forma-se uma cadeia de trocas, onde o produtor( aluno) é obrigado a pensar formas de traduzir o que pensa para seus leitores assim como receber e interpretar as respostas dos mesmos. Ali se cria um fluxo natural de escrita e leitura. Sei que estás com problemas de uso da tecnologia, mas esse pressuposto teórico não pode ser esquecido. A Vanessa, em outra postagem já chamou atenção para a necessidade de encontrar alternativas viáveis e inovadoras e não a volta ao tradicional. Sei que já deves estar pensando nisso
Um abração
Bea
Bea
Olá! Gostei do seu blog, tanto que salvei ele nos meus favoritos, sou acadêmico de pedagogia e filosofia, mas a pedagogia cativa mais o meu coração. Enfim, li ali que o existe crianças no 3 ano que não lêem ainda, ou fiz, a leitura errada?
Postar um comentário