sexta-feira, abril 16, 2010

Leitura

O meu projeto de estágio está focado na leitura e escrita nas séries iniciais. Tenho uma turma de 3º ano (2ª série do ensino de oito anos) composta de 19 meninos e 13 meninas, é uma turma bem agitada.
Optei por trabalhar a leitura e escrita com meus alunos com o intuito de despertar o hábito da leitura, pois muitos somente tem acesso aos livros no ambiente escolar, e um dos meus objetivos (entre muitos) é fazer com que os mesmos ampliem este espaço, ou seja, levem para suas casas este hábito criado, ou melhor, incentivado, na escola.
Mas não pretendo desenvolver a leitura somente como uma decodificação de símbolos, esta leitura deve ser significativa, como coloca Paulo Freire (1997, 11) :
"A leitura do mundo" precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto".
Nas trilhas do mesmo entendimento, Souza (1992) afirma:
"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade"(p. 22).
Logo queremos que nosso aluno dialogue com o autor, através de reflexões críticas dos textos lidos em sala de aula.
Pretendo a partir deste projeto proporcionar ao aluno oportunidades de desenvolvimento de sua criticidade, utilizando a leitura crítica de diversos textos, onde os mesmos irão discutir os textos lidos.
Nesta primeira semana de estágio, dei o primeiro passo em busca de meus objetivos, minha turma está iniciando no "caminho da leitura" pois como é um 3º ano, alguns alunos ainda não estão alfabetizados, não conseguem ler e outros continuam vendo os livros como apreciação dos desenhos, pretendo através da leitura de diferentes tipos de textos e de interpretações orais fazer com que os mesmos, em seu tempo, despertem para a leitura, interpretando com criticidade os textos lidos.





2 comentários:

Beatriz disse...

Oi Marlene, a leitura e a escrita só chamam atenção qdo elas são elementos significativos para resolver situações enfrentadas pelos alunos. Por isso mesmo, as ferramentas interativas são tão importantes. Com elas, forma-se uma cadeia de trocas, onde o produtor( aluno) é obrigado a pensar formas de traduzir o que pensa para seus leitores assim como receber e interpretar as respostas dos mesmos. Ali se cria um fluxo natural de escrita e leitura. Sei que estás com problemas de uso da tecnologia, mas esse pressuposto teórico não pode ser esquecido. A Vanessa, em outra postagem já chamou atenção para a necessidade de encontrar alternativas viáveis e inovadoras e não a volta ao tradicional. Sei que já deves estar pensando nisso
Um abração
Bea
Bea

Anônimo disse...

Olá! Gostei do seu blog, tanto que salvei ele nos meus favoritos, sou acadêmico de pedagogia e filosofia, mas a pedagogia cativa mais o meu coração. Enfim, li ali que o existe crianças no 3 ano que não lêem ainda, ou fiz, a leitura errada?