quarta-feira, outubro 28, 2009

Oralidade

Uma das atividades propostas na interdisciplina de linguagem aborda a oralidade infantil, narrativa realizadas pelas crianças. Como meu filho está com 5 anos resolvi fazer um video onde ele conta uma história.

Geralmente quando uma criança está fazendo um relato, contando uma história ela mistura experiencias vividas com partes da história, ela brinca com a realidade e encontrando um jeito próprio de lidar com ela, percebi que meu filho ao fazer seus relatos inseri nos seus personagens as pessoas que ele tem muita afinidade ou colegas que marcaram seu dia, ou quando foi solicitado a contar uma história começou a descrever os episódios de Star Wars, série que ele ultimamente tem assistido junto com seu irmão mais velho. Mas seus relatos são recheados de peculiariedades.

"O pensar não se estrutura internamente, mas no momento da fala". "A narrativa (primeira estrutura da oralidade com que a criança tem contato em seu cotidiano) é, portanto, o que modela e estimula a atividade mental", segundo Maria Virginia Gastaldi. Partindo deste comentário vimos a importância de, na educação infantil, estimularmos a narrativa de contos infantis bem como os relatos de experiências vividas. Músicas, relatos, leituras de contos são atividades que fazem parte da rotina diária das aulas de educação infantil.

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/narrativa-infantil-509139.shtml

Um comentário:

Simone disse...

Marlene é muito interessante observar as crianças contando suas histórias, misturando fantasia e realidade, manifestando seus medos, angústias, desejos...
Como tens trabalhado com histórias na tua sala de aula?
Essa semana assisti um filme brasileiro chamado O contador de histórias. Já viste? Fica a dica.
Um abraço, Simone - Tutora sede