domingo, setembro 19, 2010

PPP - Projeto Político Pedagógico

Ainda no eixo 1 tivemos as interdisciplinas ECS e Escola, Projeto Pedagógico e Currículo onde nos fez refletir sobre currículo, didática e PPP e trabalhar a educação vista por diferentes teóricos.
Trago aqui o conhecimento sobre o PPP, pois antes de o mesmo ser mencionado na interdisciplina não sabia de sua existência.
Busco um recorte de um trabalho realizado para a interdisciplina acerca da disponibilização do PPP aos professores.

"Trazendo para minha prática escolar, leciono a três anos numa escola estadual e a realidade se mostra bem diferente, pois quando assumi a turma não foi feita nenhuma reunião onde fosse informado a filosofia ou o PPP da escola, somente os conteúdos a serem desenvolvidos me foram entregues(...)
Quanto ao PPP da escola, nunca tive acesso ao mesmo pois fica restrito a direção (...)."

Na escola em que lecionava não se falava em PPP, o mesmo era um documento ao qual os professores foram obrigados a redigir e o esqueceram em uma gaveta na sala da direção.
Esta interdisciplina me mostrou a importância de um projeto bem articulado, em consonância com a comunidade escolar a qual a escola está inserida. Quando o projeto atende as necessidades da comunidade muitos dos problemas existentes na escola podem ser sanados pois a mesma está direcionada a atender as necessidades de seus educandos.

Em ECS realizamos a leitura de diversos teóricos, o que a princípio assustou um pouco, mas a relação estabelecida com a educação e a nossa prática facilitou a compreensão dos mesmos. Estudar Weber abordando Poder X Hierarquia ou os Tipos de Poderes trazendo-o para o nosso dia-a-dia tornou o assunto muito presente em nossa época.
As postagens comentadas estão nos links abaixo:

http://marleneportoalegre.blogspot.com/2006/10/ecs-6-weber.html#links

http://marleneportoalegre.blogspot.com/2006/10/semana-4-ecs-5-weber-i.html#links

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Marlene, ficou ótima a postagem, proporcionando para o leitor um recorte e links para as postagens passadas, contextualizando o que diz no presente, parabéns.
Com carinho,
Grace Maria

Beatriz disse...

Excelente!! Agora começastes a trilhar por onde já passastes para ver, sob uma ótica bem mais preparada, como tu eras. E ai , parastes? Essapostagem é de 19 de setembro e hoje é 05 de outubro. Um M~es sem postagens? Tu te dás conta de que a postagem é semanal? Será que não te destes conta de que, mesmo coj o TCC podes ficar em recuperação no SI? Olha bem!! O SI tem 90h e só estamos exigindo 1 postagem semanal, analisando semestres passados. Por favor, tens que ter maior presença aqui e mais qualificada. Um abraço preocupado
Bea