domingo, outubro 22, 2006

SEMANA 4 / ECS 5 - WEBER I


OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO

Max Weber, sociólogo alemão,autor de Ética protestante e o espírito do Capitalismo, conceituava dominação como obediência a um determinado mandato, o que geraria por parte de quem obedece uma submissão. Esta submissão estaria associada a uma diversidade de interesses tais como:
- "considerações utilitárias de vantagens e inconvenientes, por parte de quem obedece";
- depender de mero "costume", hábito cego de um comportamento inveterado;
- ou puro afeto, na mera inclinação pessoal do súdito.
Segundo ele, para que a dominação não se torne instável, estes fundamentos precisariam apoiar-se em bases jurídicas, o que resultaria na legitimidade da mesma. Weber define essas bases de legitimidade da dominação, como sendo de três tipos:
- dominação legal, pois existe em virtude do estatuto, onde seu tipo mais puro é a dominação burocrática. Este tipo de dominação pode ser exemplificada como o que ocorre em uma empresas, onde os direitos podem ser criados/modificados mediante um estatuto previamente aprovado.
Obedece-se não a pessoa, mas o cargo que ela ocupa. Quem ordena também obedece, pois ao emitir uma ordem, esta deve estar subordinada a uma regra ou lei pré-estabelecida. O ideal neste tipo de dominação é proceder sem a menor influencia de motivos pessoais , sentimentos, arbítrio e consideração à pessoa. A obediência está graduada numa hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores.
- dominação tradicional em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhorais há muito existentes. A dominação patriarcal representa seu tipo mais puro de relação. Neste tipo de dominação, quem ordena é o "senhor" e quem obedece é o "súdito". Obedece-se a pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição e fidelidade.
Enquanto que na dominação legal direitos podem ser criados, aqui considera-se impossível a criação dos mesmos, pois estão fundamentados na tradição. A fidelidade pessoal do servidor domina as relações do quadro administrativo.
- dominação carismática seria a devoção afetiva à pessoa do senhor e seus dotes sobrenaturais (carisma). Seu tipo mais puro é a dominação do profeta, do herói querreiro e do grande demagogo.
Aqui quem manda é o "líder" e quem obedece é o "apóstolo" (discípulo). Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades e não pela posição estatuída ou dignidade tradicional. Vale salientar que este tipo de dominação só permanece enquanto estas qualidades lhes são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste. A partir do momento em que é "abandonado" seu domínio também acaba.
A partir destas definições de Weber sobre dominação e relacionando-as à minha realidade, digo que a relação entre professores e direção da escola seria uma dominação legal pois seguimos uma estrutura, obedecendo as regras e ordens que nos são impostas pela mesma.
Já na relação professor/aluno encontramos a dominação tradicional , onde os alunos são subserventes em função de sua educação familiar fazendo isto, seguem uma tradição.
A dominação carismática, representa o momento político que estamos vivenciando, onde políticos com um grau de eloqüência muito grande conquistam a simpatia e a preferência do povo. Gostaria que existisse um pouco desta dominação na relação professor/alunos, pois acredito que dessa forma poderia ser criada uma cumplicidade que favoreceria o processo de aprendizagem.

5 comentários:

Neusa disse...

Marlene,
Achei incrível a forma que expuseste nosso sistema educacional caracterizando-o com as formas de dominação descritas por Max Weber.Foi uma aula para mim.Tenho certeza que vou aprender muito visitando o teu blog.Adorei.Beijos

Izolete disse...

Semana4/ECS 5
Olá Marlene!
Lendo teu texto sobre Weber, observo a relação que tu fazes com tua realidade de escola e concluo que, os três tipos de dominação estão muito presentes no cotidiano da vida escolar dos dias atuais.
Abraços e boa semana!

Luciene Sobotyk disse...

Oi Marlene!Lendo teu texto sobre Weber ,consegui enxergar de outra maneira o que o autor quis dizer.Tive muita dificuldade em escrever sobre ele,pois achei uma linguagem difícil e você conseguiu facilitar com tuas conclusões.Parabéns!Boa semana,Luciene

Solange Molina Sentinger disse...

Oi Marlene!
A forma como tu colocas os três tipos de dominação, fazendo relação à nossa realidade profissional, fica bem fácil de entender.
Bjos.

Ana Lucia Alves disse...

Marlene, estás te saindo melhor que a encomenda. Teu trabalho ficou um chuchuzinho, ou seja, muito bom. Acredito que dominar e ser dominado é apenas uma questão de momento.Beijocas!