segunda-feira, outubro 30, 2006

ECS 6 - WEBER

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº da Atividade: 06
Pólo: Alvorada
Prof.: Vera Corazza
Aluna: Marlene Rodrigues Ferreira


Ser/estar x papéis

Este ano tinha um caso de um aluno que batia nos colegas, conversei com a mãe diversas vezes e ela me dizia que iria conversar com ele. Em mais uma conversa, ela me disse que não sabia mais o que fazer com ele ( um menino de seis anos!) que eu a ajudasse com seu filho, pois em casa não a ouvia, batia nos irmãos, não a respeitava. Estamos conseguindo, através de muita conversa, incentivos e colocação de limites, alcançar alguns objetivos. Ele está mais acessível, procura realizar os trabalhos e melhorou o relacionamento com os colegas.
Os professores, nos dias de hoje, exercem diversos papéis: de mãe à psicólogo, as famílias estão cada vez mais transferindo responsabilidades, deixam a cargo da escola a formação de seus filhos.


Poder/hierarquia

Venho solicitando transferência para uma escola mais próxima da minha residência, pois a escola na qual leciono fica muito distante. Este ano consegui uma vaga em uma escola a duas quadras da minha casa para o segundo semestre, conversei com a direção sobre a minha liberação o que foi confirmado, mediante substituição. Aguardei a professora substituta que assumiu a turma. No entanto outra professora entrou em licença saúde por 30 dias (abril/2006) e assumi a turma, pois só assumiria a vaga na outra escola em agosto. Acabei ficando com a turma até julho com a confirmação da direção que estaria liberada em agosto.
Para minha surpresa, quando retornei em agosto recebi a informação, por parte da direção, que não seria liberada por que a professora titular não estava em condições de assumir a turma. Resumindo, não fui liberada, perdi a minha vaga na escola e devo encerrar o ano letivo com a turma.
Aqui fica bem caracterizado o tipo de poder exercido pela direção, não foi perguntado se pretendia continuar com a turma, mas imposto a não liberação. No próximo ano vou tentar outra vaga, se houver.

Um comentário:

Simone disse...

Oi Marlene! Vejo que conseguiste compreender as idéias do Weber pois trouxeste dois exemplos que ilustram claramente o que foi solicitado. Era esse o objetivo da atividade. Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS