" Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, (...)"
Paulo Freire
Trazer para a sala de aula o conhecimentos de meus alunos tornou-se uma atividade diária em nossa sala de aula. Segundo Paulo Freire temos que discutir, comentar o que nossos alunos aprendem em seu cotidiano. Ao realizar uma atividade sobre o bairro, começamos pela rua de cada aluno, comentei com eles que não conhecia o bairro somente o caminho para a escola, então propus que cada um falasse sobre a sua rua. Como alguns moram na mesma rua foi interessante ver a visão que cada aluno tem de sua rua. Ao descrever a sua rua o aluno deveria dizer o que mais gostava, o que não gostava, depois comparamos as respostas. Foi muito legal cada aluno defender o seu ponto de vista em relação ao local onde mora, alguns falaram da violência então já aproveitamos e conversamos sobre o por que da violência, logo a partir da rua podemos comentar sobre diferentes aspectos, trabalhando a interdisciplinariedade, muito trabalhada em nosso curso.
Ao longo de nosso curso a disciplinas sempre se apresentaram interligadas, trabalhando assuntos de forma integrada e isso não poderia deixar de nos tocar, ou melhor, provocar uma mudança de atitude, não trablhamos mais conteúdos de forma isolada, mas sim integrando-os a partir de questionamentos dos próprios alunos, de seu dia-a-dia.
Depois dos comentários sobre a rua, cada aluno retratou-a utilizando colagens de jornal, ficou um belo trabalho, mostrando aos colegas o trabalho finalizado.
Um comentário:
Isso é olhar o mesmo com outros olhos!! Com certeza, a rua não será mais a mesma para nenhum deles.
Um abração
Bea
Postar um comentário