sexta-feira, junho 25, 2010

"O aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica na medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e os diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer".
Paulo Freire

Esta é a última semana de estágio e fazendo uma avaliação de todo este período fica uma sensação de atividade quase cumprida. Tive neste período gratas surpresas, como a receptividade da turma para a realização das atividades, minha turma não é uma turma "calma", eles são bem agitados mas naquela curiosidade de fazer, aprender pois a atividade que se propõe eles participam, opinam.
Quando digo que é quase uma atividade cumprida, fico um pouco frustrada com relação a proposta do blog, não pela receptividade dos alunos (que foi muito positiva), nem pelo objetivo do mesmo, pois os alunos que fizeram sua postagem a fizeram com seriedade, buscando o melhor, mas pela impossibilidade, até o momento de todos trabalharem no blog colocando seus comentários, claro que este não é um trabalho que está se encerrando com o estágio, é uma proposta para o ano inteiro, mas fica aquela sensação que o meu objetivo não foi totalmente alcançado.
Outra proposta que achei muito válida foi a leitura em sala de aula, são trinta minutos que dedicamos a leitura, e nestes minutos a turma toda participa, buscam livros, realizam a leitura. No início percebia que muitos alunos somente folheavam os livros e buscavam outros, mas com o decorrer dos dias foi ocorrendo uma mudança de atitude, acho-os mais envolvidos, mais concentrados nos livros que escolheram, claro que ainda alguns alunos somente olham os livros, pois encontram dificuldade para ler, mas sempre incentivo perguntando se gostou do livro, o que poderia me falar da história.
A citação acima de Paulo Freire reflete uma atitude, uma mudança de comportamento que venho adotando deste de que resolvi cursar pedagogia à distância, pela necessidade de estudar para ensinar, buscar recursos para melhor atender ao meu aluno, como digo a eles, aqui sou professora depois sou aluna, alguns ficam surpresos por eu estar estudando, então digo que devemos estar sempre estudando, aprendendo coisas novas, logo vem as falas de que também vão estar sempre estudando, aprendendo.
Tenho aprendido muito com meus alunos, a cada ano que passa, cada turma, vou aprendendo, este período foi muito importante, pois como já disse em outros comentários, foi a minha hora de me testar, ousar, sair do "comportadinho" para propiciar um "barulho" esclarecedor, para mim e para meus alunos, portanto apesar das dificuldades sei que é possível, a reflexão sobre nossa prática e o retorno dos alunos ao comentarmos um assunto, para mim, servem de orientadores do meu dia-a-dia em sala de aula.

2 comentários:

Beatriz disse...

Marlemne, pára um pouquinho e pensa: Quanto tempo levastes para achar o blog algo legal?
Marlene querida, estou emocionada com o grau qualitativo de mudança que demonstras nesses últimos post. O melhor é que agoara estás em um caminho sem volta rumo a uma sala de aula amiga, trabalhadora e cheia de pequenos aprceiros. Sempre terás um bom trabalho
Um abração
Bea
Um abração
Bea

Grace Milcharek disse...

Olá Marlene!
Agora estarei junto às professoras do Seminário Integrador 09,para acompanhar o teu Blog.
Com carinho,
Grace Maria