segunda-feira, junho 21, 2010

Pesquisa, atitude diária





"“Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade"
Paulo Freire

Meus alunos são bem participativos, todos gostam de falar, expor o que sabem o que acho bem positivo, claro que às vezes tenho que chamar a atenção sobre importância de respeitarmos a opinião de nossos colegas e discuti-las em aula.
Esta semana continuamos a trabalhar os conteúdos relacionando com a Copa, eles estão bem motivados, uma atividade que foi bem positiva foi à criação do alfabeto da copa por eles elaborado, a cada letra os alunos mencionavam uma palavra escrevendo no quadro, assim podemos ver a grafia da mesma, sua relação com o futebol, pois alguns falavam palavras que não tinham relação com o futebol e eram corrigidos pelos colegas, logo foi bem divertido. Após concluir o alfabeto, receberam uma folha e escolheram quais as palavras que iriam usar, ilustrando.
Estamos participando de uma gincana onde cada turma representa um país participante da copa, nosso país é a Argentina, logo todas as notícias que eles ouvem ou lêem sobre este país trazem para a sala de aula, também estou pesquisando sobre a Argentina para informá-los. Esta semana também construímos a bandeira da Argentina, onde comentei sobre a mesma, o Sol Del Mayo que fica no centro da bandeira, o porquê ele foi retratado e que outros países sul americanos também o utilizaram em suas bandeiras.
A professora de educação física está trabalhando com eles a dança, mais especificamente o tango, onde ensaiará com dois casais para apresentar para a escola e estou pesquisando sobre Evita para comentar com eles sua importância para o povo argentino.
Como dizia Paulo Freire sobre o professor pesquisar, buscar para anunciar aos seus alunos, também acredito que como educadora não posso parar nunca de pesquisar, procurar, questionar e motivar meus alunos para torná-los também seres questionadores, pesquisadores, incentivar sua curiosidade.
Este hábito de pesquisar posso dizer que também foi aprimorado ao longo destes semestre, pois sem dúvida o Pead forma professores pesquisadores, curiosos por buscar novos técnicas de ensino e metodologia, pois já sendo professores todos possuem experiência em sala de aula. Tenho certeza que este hábito tornou-se permanente, pois estou sempre buscando na internet novidades para apresentar aos meus alunos.
Procuro estimular a curiosidade de meus alunos, fazendo questionamentos sobre os assuntos que trabalhamos, com a visita as bancas da feira de ciências comentamos sobre os trabalhos expostos, escolhemos dois alunos que representaram a nossa turma para a apresentação dos trabalhos confeccionados por eles.
Estou gostando muito de me perceber mais receptiva às mudanças que estou adotando em sala de aula, o fato de meus alunos relatarem o que leram no final de semana, ou o tempo destinado a leitura nos minutos finais das aulas estar promovendo uma busca por parte de meus alunos, por diferentes tipos de livros e observo a mudança, pois no início do ano, o conceito de leitura era o de folhear os livros, logo, pegavam os livros olhavam as gravuras e buscavam por outros, hoje a maioria para e lê o livro que escolheu, claro que ainda tem os que somente folheam os livros, mas acredito que esta postura irá mudar, assim como a minha está mudando ao adotar novas maneiras de se trabalhar os conteúdos.

Nenhum comentário: