segunda-feira, junho 14, 2010

Mudanças

"É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática."
Paulo Freire

O estágio sempre me assustou, pois não pensei que poderia mudar minha forma de dar aulas, mas este foi o momento de utilizar todos os ensinamentos aos quais tivemos até então. Achei que seria muito difícil trabalhar com tecnologias em uma escola que não tem um LI atuante, ou seja, não podemos utilizá-lo, não por má vontade da direção, mas por problemas estruturais, mas tudo se consegue, não na proporção as quais desejamos ou precisamos mas pelo menos como um pontapé inicial.
Essas semanas de estágio estou aprendendo muito. Por que? Porque estou ousando, experimentando, analisando, criticando, ampliando meu olhar ( que classifico como muito importante). Com os questionamentos da minha orientadora planejo minhas aulas procurando interligar os conteúdos, antes trabalhava por disciplina agora consigo integrar, envolver o aluno em discussões buscando seus conhecimentos para a sala de aula, estou mais observadora, ou seja, atenta para os eventos que ocorrem no bairro para comentarmos em sala de aula, o que não fazia anteriormente.
Durante todo o curso trabalhamos com nossos alunos, a cada interdisciplina que cursávamos realizávamos atividades em nossas turmas, agora no estágio, por exemplo, busco o que aprendi em artes e fazemos uma releitura de uma obra de arte partindo de um comentário dos alunos assistido em um programa de televisão, conto uma história, construímos linha de tempo, enfim, estou trabalhando com meus alunos o que aprendi nas diversas interdisciplinas que cursei.

Um comentário:

Beatriz disse...

Marlene, que bom que aprendestes com o estágio. Na verdade, isso era o esperado porque se aprende fazendo, pensando sobre o que fisemos e retomando para um novo fazer. Vistes que quebrastes as gavetinhas e abristesum espaço integrado? Valeu!!
Um abração
Bea