quarta-feira, junho 23, 2010

Reflexão II

Continuo buscando dentro da realidade de meu aluno informações para trabalhar em sala de aula, esta é uma prática que vem acrescentando muito às minhas aulas, sempre, antes de um assunto ser trabalhado, conversamos sobre o mesmo, busco informações dos alunos sobre o assunto, o que conhecem, qual a ideia que formulam sobre o mesmo, chamo a atenção sobre o respeitar a opinião do colega, pois mesmo que não esteja em sintonia com o que estamos trabalhando precisamos ouvi-la para depois expor nosso pensamento sobre o que foi colocado, pois o primeiro impulso deles é não ouvir e contestar, mas são atitudes que devem ser trabalhadas diariamente com eles.
Também trabalhamos com poema, os alunos realizaram leitura de um poema e falamos sobre a estrutura de um poema, suas estrofes e versos. O poema referia-se as partes do corpo, assunto no qual trabalharíamos a seguir.
Após a leitura do poema, identificamos as partes do corpo, lendo os versos e apontando em nosso corpo as partes citadas no poema.
Esta é uma prática que estou fazendo neste período de estágio, ou seja, relacionar todos os conteúdos trabalhados (linguagem, ciências, geografia, . . ), o que não fazias anteriormente, trabalhava com assuntos diferentes, por mais que soubesse que era produtivo, não aplicava, agora tudo que é planejado, pesquisado envolve uma interdisciplinariedade, prática adotada no meu estágio que vai se tornando peça principal em meus planejamentos.

Nenhum comentário: