sábado, maio 01, 2010

Semana da Educação

Esta semana tivemos, no município de Alvorada, seminários em função da Semana da Educação. Assisti as palestras sobre Inclusão e Dificuldades de Aprendizagem.

" A educação inclusiva supõe, sobretudo, uma mudança em nós, em nosso trabalho, das estratégias que utilizamos, dos objetos e do modo como organizamos o espaço e o tempo na sala de aula".

Sempre que assisto, ou falo com colegas sobre inclusão escuto as mesmas falas, ou seja, as escolas estão se adaptando em sua estrutura física para melhor atender ao aluno portador de necessidades especiais mas ainda não conseguiu se estruturar pedagogicamente. O professor se sente sozinho nesta caminhada, e como foi colocado acima para se ter uma inclusão devemos promover uma mudança em nós e no nosso trabalho, mas para que esta mudança ocorra temos que ter apoio da equipe pedagógica, devemos ter orientação, formação para melhor atender a estas crianças, ter um currículo, avaliação adaptados para atender a necessidade de cada aluno, caso contrário estaremos somente colocando este aluno numa sala de aula de uma escola regular.
A palestra foi muito interessante pois abordou todos estes temas, os palestrantes trouxeram suas experiências pessoais, mostraram que pode dar certo mas deve-se ter apoio pedagógico para se realizar um trabalho com qualidade.

" O não aprender é a impossibilidade de incorporar os objetos do conhecimento integrando-os às experiências de vida".

Outra palestra assistida foi sobre dificuldades de aprendizagem, onde foi abordado os diferentes tipos de dificuldades que nossos alunos podem apresentar como dislalia, dislexia, entre outros. O palestrante demonstrou algumas atividades que ajudam estas crianças que apresentam estes transtornos de aprendizagem e que podem ser realizados por todos os alunos, muito interessante e informativa.

Um comentário:

Beatriz disse...

Tens alunos com necessidades especiais? A palestra te trouxe elementos concretos para trabalhares melhor na sala de aula. Na verdade, me pareceu muito mais uma resenha de duas palestras do que a cadeia de pensamentos que tens em função dos temas. Marlene, posso te solicitar mais concretude e direçaõ voltada para o teu trabalho como estagiáia e o que tens descoberto e concluido que fazes diferentes em função do curso?
Um abraço
Bea