domingo, abril 26, 2009

Inclusão


Construindo o dossiê, uma das atividades propostas pela interdisciplina que aborda a inclusão de pessoas com necessidades especiais, estamos discutindo a inclusão das mesmas em nossas salas de aula e percebi que o temor que tenho em receber uma criança portadora de necessidades especiais não é somente meu, quero deixar claro que não tenho nenhum preconconceito com relação aos mesmos mas sim com relação ao apoio que irei receber para trabalhar , a partir do momento que nunca tive nenhuma orientação ou curso, informações que auxilie meu fazer pedagógico para atender a estes alunos. O que venho percebendo, lendo o relato de minhas colegas é que não estou sozinha, o professor não se sente habilitado para receber estas crianças, se sente isolado, não recebendo o devido apoio que necessitaria. Observo também que as leis existem, o que acho correto, pois toda a criança tem o direito de frequentar uma escola regular, existe uma inclusão com relação a criança e sua família, mas estão esquecendo do professor que irá receber esta criança, habilitando-o para tal e esta é a grande angústia do profissional de educação que de uma hora pa

ra outra tem em sua sala uma criança com necessidades especiais e ele não foi habilitado para recebe-la como a mesma merece. Acredito que este é o ponto chave da inclusão, pois quando o professor estiver habilitado para recebe-las, então teremos oportunizado a inclusão em toda a sua amplitude.

Um comentário:

Beatriz disse...

Só estou imaginado a excelência do portfólio no final do semestre!
Um abraço
Bea