sábado, abril 11, 2009

ANÁLISE DE UM PROJETO DE APRENDIZAGEM

Realizar a análise de um Projeto de Aprendizagem construído pelos colegas, atividade proposta pela interdisciplina, foi, para mim, difícil e ao mesmo tempo enriquecedora.
Difícil porque ao comentar o trabalho de outros colegas deve-se ter o cuidado de não prejudicar o trabalho realizado, apontando os pontos que poderiam ser mais explorados e também ressaltar os pontos positivos apresentados no mesmo.
Enriquecedora, pois para se realizar uma análise deve-se conhecer todo o caminho percorrido para o desenvolvimento do projeto e ao percorrer as páginas do trabalho analisado vi como é importante encontrar um bom layout, páginas que despertem a curiosidade de quem está acessando o projeto, ou seja, pontos que eram enfatizados quando construíamos os nossos projetos e, falando por min, não conseguia visualizar, acreditava que estávamos fazendo um bom trabalho, pois até então aquele era meu primeiro PA.
Com esta análise, fatalmente, a medida que percorria as páginas relacionava com o trabalho realizado pelo meu grupo e constatava o que poderíamos ter feito diferente.
Outra questão que me chamou muito a atenção foi a participação da professora orientadora, pois ela foi presença constante no desenvolvimento do projeto, dando direção ao grupo quando este se mostrou perdido, cobrando participação do grupo quando ocorria dispersão ou ausência de seus componentes. ou seja, o grupo nunca esteve sozinho pois ela estava para orientar, cobrar e elogiar.

Um comentário:

Beatriz disse...

Marlene, que bela postagem!! Estou muito entusiasmada com todos vocês e acredito que teremos excelente resultado no PA que vocês irão desenvolver. Interessante que chamas atenção para a presença e orientação do professor. Não seria esse o papel esperado do professor?
Um abraço
Bea