domingo, abril 26, 2009

Aprendizagens

Temos neste semestre a interdisciplina de Psicologia, estou podendo retomar conceitos que estudamos em semestres passados, o que é muito enriquecedor.
Em uma das atividades foi solicitado abordar as aprendizagens e optei por narrar minhas aprendizagens construídas ao longo deste curso, percorrer todo o caminho trilhado, as dificuldades superadas, me mostrou como estou mudando meu desempenho em sala de aula e esta constatação me faz caminhar com mais segurança e concluir que escolhi a opção certa.
Eis o meu relato:

Gostaria de descrever a minha aprendizagem enquanto aluna do PEAD. Neste período em que estou neste curso a gama de conhecimento construído é enorme.
Duas coisas a salientar, o curso – Pedagogia – e a tecnologia utilizada para a realização do curso.
Nunca me vi motivada a cursar Pedagogia por achar um curso muito teórico e acreditar que estaríamos estudando, conhecendo modelos maravilhosos, mas no meu entender sem aplicabilidade em nossa rotina diária, pois o que se ensina nos livros, dificilmente encontramos em sala de aula.
Quando comecei a cursar Pedagogia a Distância já no primeiro semestre encontrei um curso com um direcionamento totalmente diferente do que eu havia pré-concebido, ou seja, voltado para a minha prática em sala de aula. E é nesta abordagem prática, enfocando a sala de aula, que se desenvolvem todas as interdisciplinas.
Com a abordagem de temas nas disciplinas me deu inúmeros subsídios para reavaliar a minha atuação como professora, desde que comecei a lecionar fui uma professora tradicional, utilizava a pedagogia diretiva, mas ao mesmo tempo achava que precisa encontrar formas de atingir o meu aluno, daí a necessidade de cursar Pedagogia, então com o desenrolar das disciplinas e este enfoque que as mesmas se apresentam, pude reconstruir muitos pontos da minha prática docente, foi me dado os subsídios que necessitava.
Realizando trabalhos com meus alunos, estou conseguindo reunir a teoria com a prática, logo, estou trabalhando com a minha realidade e conseqüentemente aprendendo e transfiro esta prática que encontrei em meu curso para os meus alunos, estamos trabalhando com o aluno e não para o aluno.
Outro fator muito importante foi o uso da tecnologia em meu dia-a-dia. Antes de começar este curso, computador, internet para mim era só acessar aos e-mails, este curso me “jogou”, literalmente, na fogueira porque eu precisa aprender e para aprender teria que manusear, mexer com as ferramentas que me eram disponibilizadas.
Logo, aprendi muito sobre a utilização da tecnologia em benefício próprio. Quando penso na primeira aula, em que não entendi nada e agora vejo como era simples, mas para isso ocorrer tive que questionar, manipular, errar, começar de novo, reestruturar conceitos, superar o medo (estragar, errar, apagar tudo, ...).
Hoje a tecnologia faz parte da minha rotina, continuo aprendendo, pois novidades, programas novos sempre estão surgindo, mas aquele receio de utilizar uma ferramenta nova não existe mais, continuo perguntando, errando para depois acertar e isto eu passo para os meus alunos para que não tenham medo de errar, que questionem, apresentem sugestões para o que está sendo proposto, participem das aulas ativamente, elaborando as soluções para as questões apresentadas.

Um comentário:

Beatriz disse...

Valeu!! Que bela tomada de consciência!! Um abração
Bea