domingo, abril 26, 2009

Dilema do antropólogo francês


Analisar as atitudes adotadas pelo antropólogo foi difícil porém interessante.
Participei do grupo que deveria contestar suas decisões. Com a leitura do caso e conhecendo a posição adotada pelo antropólogo com relação a cultura dos nativos da ilha a qual serviria de estudo e confirmando mitos que sabia serem errados, ou melhor, não serem verdadeiros, não concordei com esta sua postura então se tornou menos complicado criar argumentos para explicar o porque de achar tais atitudes erradas.
Acredito que devemos quebrar certos mitos, quando sabemos que tais posturas não estão corretas, como no caso em estudo, no qual os nativos acreditavam que homens da cor branca seriam Deuses e buscaram respostas para os seus questionamentos junto ao antropólogo com o intuito de confirmar ou reavaliar suas crenças e a atitude do mesmo não contribuiu para o crescimento cultural do povo em estudo.
Quando ele optou em não interferir nas crenças adotadas pelos nativos, não com o intuito de ajudá-los, mas com objetivo de preservar seus estudos penso ser uma atitude muito egoísta pois teve a oportunidade de fazer com que as pessoas reavaliassem suas crenças mas optou por concordar com o que os nativos acreditavam.
Esta atividade foi muito interessante de realizar pois fez com que eu me escutasse e questionasse a posição que eu adotaria frente a estes questionamentos (nativos em relação ao antropólogo) e ao colocar os argumentos contrários ao antropólogo, ler os argumentos do outro grupo que tinha a tarefa de defendê-lo, logo pude avaliar o que no meu entender seria o mais correto, ou seja, o que eu faria de acordo com os meus princípios, por isso esta atividade foi muito importante.

Nenhum comentário: