sábado, novembro 29, 2008

Desafios I


Desafios
Este ano lecionei para uma turma de 2ª série, quando recebi a comunicação da direção que seria esta série que me era ofertada achei ótimo pois nunca havia lecionado para esta série durante um ano inteiro, sempre trabalhei com os maiores (3ª, 4ªséries) e já estava acostumada a impor o meu ritmo de trabalho.
Quando recebi a turma e no primeiro dia ao usar a letra cursiva houve espanto, reclamação, desconhecimento por parte deles, senti que seria um ano diferente. Quando propus leitura oral e percebendo que metade da turma não lia, então fiquei apavorada, pois teria que alfabetizá-los.
Tive que moderar o meu ritmo de trabalho, procurar um meio termo entre o ritmo deles e o meu. Busquei auxílio com as minhas colegas de classes paralelas, no PEAD na interdisciplina de Matemática também trocamos informações sobre como aplicar alguns conteúdos, foi bem produtivo.
Mas a principal aprendizagem foi com meus alunos, aprendi a não me preocupar com os conteúdos e me direcionar para aperfeiçoar a leitura de uns, alfabetizar outros, trabalhamos, conversamos, houveram também as cobranças, logo encerro o ano não com todos os conteúdos trabalhados e os meus objetivos alcançados, pois alguns de meus alunos não irão avançar para a série seguinte, mas presenciar o esforço deles, o crescimento na realização das atividades, o aperfeiçoamento da leitura de uns e a construção da mesma nos demais, foi um desafio vencido pois agora sei que posso trabalhar também com os pequenos.
"Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado."
"Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender." Paulo Freire.
Na sala de aula não somente estamos aptos a ensinar, mas aprendermos diariamente com nossos alunos. Desde que comecei a lecionar a cada ano aprendo com eles. Ao iniciarmos um ano letivo iniciamos, também , nossa caminhada na construção da aprendizagem, interagindo, conhecendo , trocando informações com nossa turma, vê-los crescer, e crescendo com eles é que torna a profissão de professor gratificante.

Nenhum comentário: