quarta-feira, novembro 26, 2008

Gestão Democrática







A gestão da escola se traduz cotidianamente como ato político, pois implica sempre uma tomada de posição dos atores sociais (pais, professores, funcionários, estudantes...). Logo, a sua construção não pode ser individual, pelo contrário, deve ser coletiva, envolvendo os diversos atores na discussão e na tomada de decisões.

A efetivação de uma nova relação entre a educação, a escola e a democracia constitui um aprendizado político-pedagógico cotidiano que requer a implementação de novas formas de organização e participação interna e externamente à escola. Ou seja, a construção de uma educação emancipatória.

Neste semestre pude compreender a importância da implantação da gestão democrática escolar em nossas escolas, se quisermos ter uma escola voltada para o nosso aluno, temos que saber ouvi-lo, aceitar a sua intervenção, buscando alternativas para o bom funcionamento de nossas escolas, na comunidade na qual ela está inserida. Se uma das funções da escola, é formar cidadãos livres e conscientes de seu papel na sociedade, temos a partir do conhecimento de sua realidade ampliar sua visão de mundo, para que o mesmo, de forma crítica e participativa, saiba que pertence a uma sociedade e que sua contribuição para o aperfeiçoamento da mesma é muito importante.

Nenhum comentário: