quarta-feira, novembro 26, 2008

Projeto Político Pedagógico

O projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado (Veiga, 1998, p.111-112).

O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído preferencialmente com a participação de todos os profissionais da instituição (Hernándes - 2001).

"O projeto representa o laço entre presente e futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro". Alvarez.

Somente no PEAD conheci o PPP, no primeiro semestre fizemos um trabalho sobre o mesmo e, estudá-lo neste semestre foi muito enriquecedor, pois tive acesso a diferentes autores , se tornou mais claro a sua finalidade e com a construção de uma apresentação sobre o tema reconheci a importância da construção conjunta do mesmo.

Para se ter um crescimento dentro da escola com a construção e implantação do PPP todos os agentes envolvidos devem reconhecer a importância do mesmo, pois até o momento (este ano) não conhecia a sua real dimensão, trabalhei durante cinco anos em uma escola estadual e durante este período nunca ouvi nenhuma referência ao mesmo, somente quando precisei fazer um trabalho no PEAD que busquei junto a direção e consegui uma cópia, me apropriando na fala de Hernadés, era um documento que ficava engavetado na sala da direção da escola. Este ano estou, também, trabalhando em uma escola municipal e percebo uma outra visão da equipe diretiva com relação ao PPP, em reunião foi colocado aos professores sobre a necessidade de se fazer uma avaliação no PPP e foi marcada uma reunião inicial contemplando todos os segmentos da escola (alunos, professores, pais, funcionários, equipe diretiva) para análise e sugestões de alterações do mesmo.

O que percebo que existe uma lacuna entre a escola pública estadual e a municipal, parece haver um comprometimento por parte dos professores da rede municipal que nãoi encontrei na rede estadual. Participar do processo de reavaliação ou reconstrução do PPP vai ser muito importante já que, neste semestre, tive acesso a muitos autores que abordaram de forma clara e objetiva a importância de se construir e aplicar, ou melhor, vivenciar o projeto político pedagógico de sua escola.

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