domingo, novembro 30, 2008

Desafios II

Recebi a dois meses uma aluna transferida do turno da tarde. Questionei o porquê da troca de turma e foi-me dito que a mesma apresentava problemas de comportamento, disciplina, não realizava as atividades e que eu deveria ser "firme" com ela.
O que me chamou a atenção foi que ao falar ela usava um tom de voz alto, solicitei que baixasse o tom de voz pois estava ao seu lado e não estava falando alto com ela, logo começou a falar um pouco mais baixo, então conversamos e disse saber que nos daríamos muito bem e trabalharíamos sem problemas.
No início ela estava um pouco tímida, quieta em seu lugar, realizava as atividades recebendo elogios e incentivo, mas claro que houve a testagem, num certo dia ela disse que não faria as atividades, conversei e cobrei delas a realização das mesmas, foi então que ela me disse que queria voltar para a sua turma anterior pois lá ela fazia o que queria, disse-lhe que nesta turma era diferente e deveria se portar como os demais, elogiei seu comportamento até então, suas atividades realizadas e seu interesse em solucionar suas dúvidas.
Claro que após esta conversa ela ainda, em algumas ocasiões, tentou me testar mas depois realizava o que era solicitado.
Há duas semanas, solicitada a realizar uma leitura procurou ler, o que até então se recusava, ainda com dificuldades, mas não se recusou, o que me deixou muito contente.
Esta semana lendo uma entrevista de Maturana, que estudamos na disciplina de Psicologia, ele descreve o que é conversar:
“o conversar é um fluir na convivência, no entrelaçamento do linguajar e do emocionar.(...) Por isso é que digo que tudo que é humano se constitui pela conversa, o fluxo de coordenações de fazeres e emoções.”
Acredito que ao conversar com minha aluna estabeleci um elo de cumplicidade ao dizer-lhe que acreditava nela, procurando não falar alto, mantendo um tom de voz baixo e calmo, respeitando-a e solicitando a mesma atitude da parte dela em relação a mim e a seus colegas.
Mais um aprendizado que construi este ano.

4 comentários:

Simone disse...

Marlene desejo que 2009 seja um ano muito especial, repleto de alegrias, conquistas, realizações e mais aprendizagens! Boas férias! Grande abraço, Simone

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá MArlene!

Bom início de semestre!

Estou a disposição na tutoria do SI. Que possamos trocar muito e construir novos conhecimentos!

Uma ótima caminhada neste semestre para todos nós!

Abraços,
Vanessa

ROSAURA KARST disse...

Oi
Marlene
Estamos sempre em aprendizados, ou seja, em construção.
Gostaria que tu colocasses uma postagem acerca da reflexão das aulas presenciais.
Beijos
Rosaura

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Marlene!

Reforço que estamos aguardando tuas postagens.
Estaremos aguardando tuas reflexões!

Abraços,
Vanessa