domingo, novembro 30, 2008
Desafios II
O que me chamou a atenção foi que ao falar ela usava um tom de voz alto, solicitei que baixasse o tom de voz pois estava ao seu lado e não estava falando alto com ela, logo começou a falar um pouco mais baixo, então conversamos e disse saber que nos daríamos muito bem e trabalharíamos sem problemas.
No início ela estava um pouco tímida, quieta em seu lugar, realizava as atividades recebendo elogios e incentivo, mas claro que houve a testagem, num certo dia ela disse que não faria as atividades, conversei e cobrei delas a realização das mesmas, foi então que ela me disse que queria voltar para a sua turma anterior pois lá ela fazia o que queria, disse-lhe que nesta turma era diferente e deveria se portar como os demais, elogiei seu comportamento até então, suas atividades realizadas e seu interesse em solucionar suas dúvidas.
Claro que após esta conversa ela ainda, em algumas ocasiões, tentou me testar mas depois realizava o que era solicitado.
Há duas semanas, solicitada a realizar uma leitura procurou ler, o que até então se recusava, ainda com dificuldades, mas não se recusou, o que me deixou muito contente.
Esta semana lendo uma entrevista de Maturana, que estudamos na disciplina de Psicologia, ele descreve o que é conversar:
“o conversar é um fluir na convivência, no entrelaçamento do linguajar e do emocionar.(...) Por isso é que digo que tudo que é humano se constitui pela conversa, o fluxo de coordenações de fazeres e emoções.”
Acredito que ao conversar com minha aluna estabeleci um elo de cumplicidade ao dizer-lhe que acreditava nela, procurando não falar alto, mantendo um tom de voz baixo e calmo, respeitando-a e solicitando a mesma atitude da parte dela em relação a mim e a seus colegas.
Mais um aprendizado que construi este ano.
sábado, novembro 29, 2008
Desafios I
quarta-feira, novembro 26, 2008
Organização e Gestão da Educação
Projeto Político Pedagógico
O projeto pedagógico não é um conjunto de planos e projetos de professores, nem somente um documento que trata das diretrizes pedagógicas da instituição educativa, mas um produto específico que reflete a realidade da escola, situada em um contexto mais amplo que a influencia e que pode ser por ela influenciado (Veiga, 1998, p.111-112).
O projeto pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola, ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e construído preferencialmente com a participação de todos os profissionais da instituição (Hernándes - 2001).
"O projeto representa o laço entre presente e futuro, sendo ele a marca da passagem do presente para o futuro". Alvarez.
Somente no PEAD conheci o PPP, no primeiro semestre fizemos um trabalho sobre o mesmo e, estudá-lo neste semestre foi muito enriquecedor, pois tive acesso a diferentes autores , se tornou mais claro a sua finalidade e com a construção de uma apresentação sobre o tema reconheci a importância da construção conjunta do mesmo.
Para se ter um crescimento dentro da escola com a construção e implantação do PPP todos os agentes envolvidos devem reconhecer a importância do mesmo, pois até o momento (este ano) não conhecia a sua real dimensão, trabalhei durante cinco anos em uma escola estadual e durante este período nunca ouvi nenhuma referência ao mesmo, somente quando precisei fazer um trabalho no PEAD que busquei junto a direção e consegui uma cópia, me apropriando na fala de Hernadés, era um documento que ficava engavetado na sala da direção da escola. Este ano estou, também, trabalhando em uma escola municipal e percebo uma outra visão da equipe diretiva com relação ao PPP, em reunião foi colocado aos professores sobre a necessidade de se fazer uma avaliação no PPP e foi marcada uma reunião inicial contemplando todos os segmentos da escola (alunos, professores, pais, funcionários, equipe diretiva) para análise e sugestões de alterações do mesmo.
O que percebo que existe uma lacuna entre a escola pública estadual e a municipal, parece haver um comprometimento por parte dos professores da rede municipal que nãoi encontrei na rede estadual. Participar do processo de reavaliação ou reconstrução do PPP vai ser muito importante já que, neste semestre, tive acesso a muitos autores que abordaram de forma clara e objetiva a importância de se construir e aplicar, ou melhor, vivenciar o projeto político pedagógico de sua escola.
Gestão Democrática
A gestão da escola se traduz cotidianamente como ato político, pois implica sempre uma tomada de posição dos atores sociais (pais, professores, funcionários, estudantes...). Logo, a sua construção não pode ser individual, pelo contrário, deve ser coletiva, envolvendo os diversos atores na discussão e na tomada de decisões.
A efetivação de uma nova relação entre a educação, a escola e a democracia constitui um aprendizado político-pedagógico cotidiano que requer a implementação de novas formas de organização e participação interna e externamente à escola. Ou seja, a construção de uma educação emancipatória.
Neste semestre pude compreender a importância da implantação da gestão democrática escolar em nossas escolas, se quisermos ter uma escola voltada para o nosso aluno, temos que saber ouvi-lo, aceitar a sua intervenção, buscando alternativas para o bom funcionamento de nossas escolas, na comunidade na qual ela está inserida. Se uma das funções da escola, é formar cidadãos livres e conscientes de seu papel na sociedade, temos a partir do conhecimento de sua realidade ampliar sua visão de mundo, para que o mesmo, de forma crítica e participativa, saiba que pertence a uma sociedade e que sua contribuição para o aperfeiçoamento da mesma é muito importante.
Organização do Ensino Fundamental
domingo, novembro 02, 2008
Adultescente - Peter Pan
Nosso projeto em Psicologia é sobre Adultescentes, ou seja, homens e mulheres adultos ainda impregnados por estilos, valores e comportamentos típicos de crianças e jovens.
Estou gostando muito de pesquisar sobre este tema, descobri que este comportamento está sendo adotado por um grupo cada vez maior de pessoas.
O clip acima foi postado em nosso trabalho pela colega Maria Lucia o qual gostei muito e resolvi colocá-lo, também, neste espaço.
Convido a todos a visitarem nosso trabalho acessando o link abaixo, está muito interessante.