domingo, outubro 01, 2006

Atividade 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplinas: Escola, Cultura e Sociedade
Escola, Projeto Pedagógico e Currículo
Número da Atividade: 1
Profª.: Vera Corazza
Maria Marta Dalpiaz

Eu, Marlene


Eu me chamo Marlene, tenho 41 anos e dois filhos. Eu e meu marido, a partir de muita conversa, procuramos atender às necessidades e interesses de ambos, pois como um está com nove anos e o outro com dois, geralmente surgem conflitos, mas nada que não consigamos contornar. Moramos em Porto Alegre. Sou um pouco tímida mas de fácil convivência. Trabalho como professora da rede estadual e leciono na E.E.E. F Oswaldo Vergara localizada na Vila Farrapos.
Fiz uma trajetória um pouco diferente, pois concluí o curso de magistério na Escola Normal Paulo da Gama. Após, cursei Administração de Empresas na Faculdade São Judas Tadeu. Apesar de não haver trabalhado com educação diretamente, pude fazê-lo de uma forma indireta, pois fui bancária por mais de dez anos, estando lotada no setor de treinamento da empresa.
Apesar da idade, sou uma professora “nova”, pois tenho três anos de profissão (nomeação). Quando saí do banco, resolvi fazer um curso de educação infantil e fui trabalhar com pré-escola. Isto reacendeu o desejo que ficara guardado, por isso resolvi fazer o concurso e redirecionar a minha profissão.
Lendo o texto de Saramago, vejo a ousadia do homem ao solicitar o barco ao rei e comparo à minha, ao iniciar uma nova profissão com quase 40 anos e o medo que enfrentei ao ser nomeada e me apresentar em uma sexta-feira na escola, assumindo a turma na semana seguinte, onde pude olhar para mais de 30 crianças que curiosas me devolviam o olhar e esperavam respostas aos seus questionamentos.
A partir deste momento, busquei dialogar, pesquisar, buscar experiências que possam ser aplicadas com meus alunos para sanar suas carências, além de incentivá-los a continuar a caminhada que no meu entender irá inseri-los no mundo como indivíduos críticos e atuantes.
Não me arrependo da escolha que fiz, apesar das pedras que encontro no caminho. Quero e tenho muito a aprender, apesar de lecionar numa escola onde as crianças são carentes em diversos níveis como alimentação, estrutura, carinho, etc. Acredito, como educadora, que estes meninos e meninas têm o direito a uma vida digna e a um ensino de nível que irá qualificá-los enquanto estudantes, possibilitando que se tornem profissionais e cidadãos de sucesso nos níveis social, econômico e espiritual.

8 comentários:

Solange Molina Sentinger disse...

Olá Marlene!
Percorremos outros caminhos, mas acabamos fazendo justamente aquilo que talvez fosse um dom.
Nunca é tarde! Principalmente se pudermos fazer a diferença!
Um grande abraço e uma ótima semana de atividades.

Mário Augusto disse...

Mário Augusto disse...
Olá Marlene, que bom saber que existem profissionais como eu, que se importam com as artes na esola . Especificamente sobre música, tenho alguma experiência e te digo que não precisamos tocar nenhum instrumento para trabalharmos em aula. Hoje há inúmeros materias que estão a nossa disposição. Se tu precisares de alguma coisa em específico e se eu puder te ajudar, por favor diga. Abraços,
Mário Augusto.

12:49 AM

ROSAURA KARST disse...

Oi Marlene

Temos aula presencial dia 04/10/2006, às 18:30 te espero lá.

Beijos Rosaura

ROSAURA KARST disse...

oi Marlene
Estou descobrindo como tu faz para colocar o webfolio, abra a página da escola cultura e sociedade avisos gerais semana 2, ler o que pede e clica em atividade 2 quando tu abrir este link vai ter o passo-a-passo de como inserir link no webfolio

Vera disse...

Bom dia Marlene,
Acabei de conferir tua atividade está publicada no webfólio. Gostei do teu texto, uma bela reflexão sobre o compromisso social do professor. Um grande abraço, Vera

ROSAURA KARST disse...

oi Marlene

Já estamos indo para terceira atividade, se caso ainda tenha dúvidas em executá-las, vá até a página do Http://peadalvorada.pbwiki.com -que tem o passo-a-passo de como fazê-las, na referida página abaixo do nome das tutoras tem Escola, Cultura e Sociedade click ali e vai abrir um link à direita da página inicio a disciplina click em atividades então vai a parecer uma tabela nesta tabela tem todas as atividades que devemos fazer e o passo-a-passo de como executá-las inclusive os prazos de entrega.

Qualquer dúvida estou no aguardo.

Beijos Rosaura

Ana Lucia Alves disse...

Marlene, as atividades da semana 2 estão me enlouquecendo. Espero que tenha calma, mas não tanta quanto a semana passada heim!!! Abraços; TE LIGA EM MINHA.....

Simone disse...

Olá Marlene!
Sou a nova tutora da sede (Porto Alegre) e vou acompanhar a turma de Alvorada na disciplina Escola, Cultura e Sociedade.
É interessante ver a tua caminhada até aqui! Mesmo não tendo muito tempo de exercício do magistério, tenho certeza que tens muitas coisas a nos ensinar! Desejo sucesso na tua caminhada! Pode contar comigo para o que precisar.
Um abraço, Simone Ramminger - Tutora Porto Alegre