segunda-feira, setembro 07, 2009

João Amos Comenius

João Amós Comenius nasceu em 28 de Março de 1592, na região da Moravia, Boêmia, atual republica Tcheca. Perdeu os pais cedo e foi estudar teologia na faculdade calvinista de Herbon aonde se familiarizou com estudos de línguas. Aos 26 anos regressa a Moravia e assume uma igreja , porém sai de lá por causa de uma guerra político-religiosa com os católicos, qual Comenius se engaja a ajudar irmãos na fé. Expulso da Boemia em 1628 se refugia na Polônia e percorre toda a Europa não católica militando por 42 anos articulando seus projetos científicos e educacionais para divulgar seu sonho reformista. Em 1641 vai para Londres estabelecer uma diálogo entre o rei e o parlamento e fica 1 ano por lá, em 42 recebe um convite de Luís de Geer e do governo de Estocolmo para promover uma reforma do sistema escolar da Suécia, mas seu sistema educacional-religioso não foi bem aceito pelos luteranos suecos. Em 1648 se estabelece na Prússia oriental e articulou seus escritos e pensamentos filosóficos, sociais e religiosos. Com uma vida bem atarefada veio a falecer em Amisterdam em 1670, no dia 15 de novembro.
Quando se fala de uma escola em que as crianças são respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites, logo pensamos em concepções modernas de ensino. Mas elas já eram defendidas em pleno século 17 por Comênio (1592-1670), o pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação.
Comênio não foi o único pensador de seu tempo a combater o pedantismo literário e o sadismo pedagógico, mas ousou ser o principal teórico de um modelo de escola que deveria ensinar "tudo a todos", aí incluídos os portadores de deficiência mental e as meninas, na época alijados da educação. "Ele defendia o acesso irrestrito à escrita, à leitura e ao cálculo, para que todos pudessem ler a Bíblia e comerciar", diz Gasparin. Comênio respondia assim a duas urgências de seu tempo: o aparecimento da burguesia mercantil nas cidades européias e o direito, reivindicado pelos protestantes, à livre interpretação dos textos religiosos, proibida pela Igreja Católica. A obra de Comênio corresponde também a outras novidades, entre elas "o despertar de uma nova concepção de criança", como diz Gasparin. "Ele a trata em seus livros com muita delicadeza, num tempo em que a escola existia sob a égide da palmatória", continua o professor. "A educação era vista e praticada como um castigo e não oferecia elementos para que depois as pessoas se situassem de forma mais ampla na sociedade. Comênio reagiu a esse quadro com uma pergunta: por que não se aprende brincando?"

Conhecer as ideias de Comênio e conhecer a época nas quais elas foram concebidas, um período em que a educação era baseada em castigos, onde não se olhava a criança como um ser com necessidades individuais, não se permitia oportunizar que os mesmos se tornassem pessoas com autonomia e ele vislumbrou um novo olhar na maneira de educar, mostrou que a escola precisava ser reformulada e que pode ser transformada para atender as necessidades dos alunos, valorizando a educação familiar, temas que hoje são discutidos, na educação atual, onde o grande desafio da escola é inserir a família dentro do processo ensino-aprendizagem.
Mas infelizmente, em pleno século 21, ainda encontramos professores que desprezam tais ideias, engessados em uma metodologia, um fazer docente, que não atende a dinâmica da época em que vivemos, logo reclamam da falta de motivação de seus alunos, bem como a problemas disciplinares.
Comênios, já mencionava, em sua época, da importância de motivarmos nossas crianças, não massacrá-las somente com conteúdos, dosar conversas, brincadeiras com o que deve ser ensinado, valorizar as experiências trazidas pelos alunos.
Então me pergunto, onde estavam estes profissionais que não sentiram o tempo passar, não percebem a época na qual estão vivendo?

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/pai-didatica-moderna-423273.shtml

http://juandepaula.blogspot.com/2006/04/por-uma-pedagogia-crist-joo-ams.html

Um comentário:

Blog do Samuca disse...

Parabéns. Belo trabalho.