domingo, setembro 13, 2009

Atividades Disparadoras

A interdisciplina de Seminário Integrador iniciou seus trabalhos propondo desafios nas quais fomos instigadas a buscar soluções para resoluções das questões propostas.
Realizei a atividade onde foi apresentada a planta de um imóvel e seus possíveis moradores, na qual teria que mobiliar este imóvel respeitando um orçamento estipulado.
Esta atividade propiciou a busca de nossos conhecimentos prévios, a criação hipóteses, discussão dos perfis dos moradores, análise dos cômodos do imóvel, para assim criar um ambiente adequado as necessidades dos moradores.
Todo este processo de raciocínio me levou a perceber a importância de lançarmos desafios aos nossos alunos, reconhecendo o caminho percorrido pelos mesmos para a formulação de hipóteses.
Como vivemos em uma rotina as vezes muito "pesada" não nos damos conta da importância deste processo na construção do conhecimento de nossos alunos, propor um problema não apresentando a solução oportunizamos para que se trabalhe em cima das prováveis hipóteses de resolução do mesmo e quando esta parte de nossos questionamentos, discussões e testagem das mesmas a aprendizagem ocorre de forma natural, motivadora.

Nenhum comentário: