domingo, maio 31, 2009

Entrevista com alunos

Realizando a entrevistas com os alunos negros de minha turma pude verificar que todos não se sentem discriminados na escola, uma das alunas disse que se sente feliz e não existe motivo pra se sentir diferente ou discriminada pois não é diferente de ninguém é uma aluna igual a todos os seus colegas. De acordo com as respostas de meus alunos constatei que a discriminaçao não parte das crianças e sim dos adultos, estes que discriminam.
Estou com esta turma a dois anos e nunca percebi discriminação racial por parte deles, quando surge algum apelido com relação a colegas, geralmente é relacionados a questões referente ao tipo físico como "dentuço", "gordinho" entre outros, nunca com relação a etnia, o que vem a reforçar a minha opinião sobre o preconceito.
A criança não discrimina a etnia de seu colega, sempre trabalhamos em sala de aula como foi formado o povo brasileiro, que somos a miscigenação de diferentes etnias, a contribuição de todas as raças, não somente o negro, mas o índio, o oriental entre as diversas etnias que formaram o nosso povo.
Houve em nossa escola uma mostra da cultura negra e uma das questões que surgiu foi quanto a religião, pois sendo a maioria evangélica questionaram sobre a religião umbandista se seria do mal, conceitos que trazem de suas casas, expliquei que todos os povos tem sua religião e que a umbanda era uma religião como outra qualquer como temos os católicos, protestantes, evangélicos e que todas as religiões devem ser respeitadas, somos livres para escolhermos a nossa religião e que devemos ser respeitados pelas escolhas que fazemos.
Montamos também um mosaico com a turma e os alunos mostraram-se receptivos em apresentar seus parentes sendo eles negros, indios ou de outras etnias que formavam as suas famílias.
O debate destas questões com os alunos faz aflorar neles o espírito de um povo que nasceu de uma miscigenação entre diferentes tipos de povos e fortalecer suas raízes e consciência de fazerem parte de um povo que tem orgulho de suas raízes.

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