domingo, outubro 31, 2010

Eixo III

Neste semestre continuamos nossa caminhada nesta estrada chamada Pead. Agora já estava mais ambientada com as tecnologias utilizadas no curso, logo, postagens em blogs, wikis, participação em fóruns eram atividades das quais já faziam parte de minha rotina acadêmica.
As interdisciplinas trabalhadas neste semestre foram as seguintes:
* Seminário Integrador III
* Artes Visuais
* Literatura Infanto-juvenil e Aprendizagem
* Ludicidade e Educação
* Música na Escola
* Teatro e Educação
Este semestre foi muito lúdico, pois trabalhei com meus alunos de uma forma bem diferenciada. As aulas de teatro troxeram outra postura em sala de aula, ou seja, a rotina foi quebrada, a apreciação de obras de arte fazendo releituras com meus alunos, logo, foi desenvolvido um trabalho ao qual não estávamos acostumados e
Destaco um recorte de meu portfólio onde menciono estes avanços em minha prática.
"O que eu destaco das atividades desenvolvidas neste semestre, seriam as aulas de teatro e a atividade desenvolvida com meus alunos, pois se mostraram muito receptivos ao que foi proposto, criaram e encenaram cenas de seu cotidiano (...). As aulas de Literatura, onde destaco a contação de histórias onde também consegui um bom retorno de meus alunos, pois os mesmos se empenharam em contar as lendas que escolheram procurando utilizar de recursos audiovisuais para demonstrar o que estavam contando, as aulas de Ludicidade onde pude perceber que brincar não se limita a atividades no pátio, podemos fazer um ótimo trabalho brincando em sala de aula, esta é uma prática que adotei em minha turma devido aos bons resultados que obtive. Com os jogos em sala de aula meus alunos melhoraram a ortografia, observação, se tornaram mais críticos, até meu relacionamento com eles mudou, me dou ao direito de também brincar em sala."

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Marlene querida seria interessante que pudesses nos trazer mais evidências, nos contando detalhes do teu fazer pedagógico a partir da contribuição das interdisciplinas deste eixo, como exemplo o que relatas nesta postagem: o recorte do portfólio, o lúdico trabalhado de forma diferenciada, o teatro que rompeu rotina,...
Tens muitas riquezas para acrescentar.
Estamos em comunicação, ok!

Com carinho,
Grace Maria