sábado, dezembro 16, 2006

ECS 11 - Reflexões


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura Sociedade
Atividade ECS 11
Pólo Alvorada
Marlene Rodrigues Ferreira

ECS 11 - Educação escolar e políticas públicas no Brasil

Após a leitura do texto de AKKARI e a visita aos sítios indicados, pude constatar que existe uma preocupação em melhorar a qualidade do ensino público. Com o fim do regime militar e o retorno a democracia, também retornaram as discussões em torno da educação e a busca de alternativas para incentivar a permanência das crianças na escola.

O analfabetismo, conforme pesquisa, baixou de 39,5% (1960) para 20,1% (1991), porém esta taxa ainda é considerada alta. Existe, a preferência de matricular uma criança na rede privada de ensino, pois a estrutura oferecida não é encontrada na rede pública. Além disso, existem dúvidas quanto a qualidade do ensino aplicado.

Até hoje o Estado ainda não conseguiu dar a devida importância ao ensino, pois encontramos escolas sucateadas, professores com salários defasados e, em certas regiões do Brasil, professores com o primário incompleto.

Continua havendo em nosso país, uma disparidade muito grande entre as regiões brasileiras e a qualidade da rede pública, depende da política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual e federal.

Acho que esta realidade pode mudar, pois visitando os sitios do MEC e da SEC existem diversos programas em andamento como o ProUni, a criação do Fundeb. Outro projeto que achei interessante é a formação em educação dos profissionais de apoio ( merendeiras, porteiros, secretárias, etc.), o que era reinvindicado há mais de 20 anos pela categoria, agora está sendo realizado.

O projeto do ensino fundamental de nove, deve ser bem implementado para que, de fato, a permanência do aluno na escola seja acrescida em um ano.

Já na esfera estadual, outro projeto que achei interessante, foi a complementação pedagógica para professores técnicos estaduais, uma reinvindicação antiga que agora em 2007 será realizada. temos também a Escola Aberta, que tem por objetivo afastar as crianças das ruas, incentivando o convívio escolar, ministrando cursos, esportes, etc e o Albetiza Rio Grande entre outros.

Muito há para se fazer, mas acredito que agora está se buscando um caminho.

7 comentários:

Simone disse...

Olá Marlene!
Infelizmente houve algum problema com o rooda e não consegui visualizar as tuas mensagens durante o bate papo, ontem a tarde. Pelo que vejo, ja conseguiste postar a atividade. De qualquer maneira, te mandei por e-mail algumas orientações. Qualquer outra dúvida, entra em contato.
Um grande abraço e um ótimo final de semana pra ti,
Simone Ramminger - Tutora ECS

Solange Molina Sentinger disse...

Olá Marlene!
Ótimo o teu relato!!!
Beijos e um ótimo início de semana!

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Marlene

Muito bom o teu relato, parabéns pelo esforço.

Beijos:)

Rosaura

Tatiana Gomes disse...

Desjo a ti e tua família muita luz, paz, amor e alegrias não só agora no Natal, mas sempre!

Vera disse...

Oi Marlene,
O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Está faltando o relato final da ECS11, no blog colaborativo e o o link aqui.
Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@

Evanice disse...

Olá Marlene!Recebi teus recados sobre o trabalho da ECS11, ontem que consegui postar o texto inicial. Será que nessa parte do trabalho falamos mais sobre os sitios do Ministério da Educação, procurando dar exemplos de alguns aplicados em Alvorada. O que o resto do grupo acha?
Um abraço! Evanice.

Iliana disse...

Oi, Marlene!
O que precisamos ainda fazer no trabalho do ECS11? Não entendi o que está faltando.
Um abraço!
Iliana.