sexta-feira, novembro 13, 2009

EJA

Estamos construindo na interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos um pôster baseados nas leituras e na pesquisa de campo.
Este trabalho está sendo muito enriquecedor, pois como sou professora de séries iniciais, não compreendia a sistemática das aulas em turmas de EJA, mas após as entrevistas e trocas com minhas colegas as quais lecionam para turmas de EJA, as leituras dos textos, percebi uma outra realidade.
Existem muitas desistências, alunos evadidos, mas o tempo deles é outro, ou seja, devido a serem uma classe especial, com peculiaridades distintas existe uma legislação, uma metodologia que é desenvolvida para atender esta demanda.
Segundo uma colega, as aulas devem ser retomadas diariamente, pois existe muita inclusão de alunos durante o ano letivo, que as vezes não corresponde ao ano letivo de uma escola regular, os avanços dos alunos também atendem a critérios estabelecidos pela escola.
Estes alunos geralmente estão inseridos no mercado de trabalho e não existe limite de idade nas turmas, onde a faixa etária fica entre 15 à 60 anos em média.
Com a elaboração deste trabalho estou conhecendo muitos aspectos deste segmento da educação ao qual não tinha nenhuma informação e que estou achando muito interessante.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Marlene!
Pelo visto aprendeste bastante com essa atividade do poster.
Trabalhar com educação de jovens e adultos parece ser um grande desafio. São alunos que tem muito a aprender, mas também muito a nos ensinar. É importante que o professor valorize os conhecimentos de seus alunos e ajude-os a descobrir tantos outros, respeitando e valorizando suas especificidades.
Um abraço, Simone - Tutora sede