quinta-feira, julho 03, 2008

Representação do Mundo pelos Estudos Sociais

Este semestre me proporcionou rever algumas posturas as quais vinha adotando em minha prática docente. Como sou relativamente nova na profissão, me detinha, no que tange ao ensino de Estudos Socias, em como trabalhar as datas comemorativas, pois eram somente essas lembranças que possuia de meus tempos de estudante, principalmente nas primeiras séries (pré-escola e 2ª série), já que na 3ª e 4ª séries desenvolvíamos conteúdos que nos eram cobrados. Com as leituras os textos e com as aulas práticas a dimensão do trabalhar o ensino de Estudos Sociais em sala de aula ocupou outro sentido na minha prática. Sempre me preocupei em desenvolver conteúdos, daí a importância ao português e a matemática, mas como é importante a criança saber qual o lugar que ela ocupa, ou melhor, que ela faz parte de uma história (família, bairro, escola, ...) ou seja, ela está fazendo história. Ter a percepção do espaço, do tempo são conceitos que devemos trabalhar com nossos alunos. Minha visão de ensino desta disciplina está em fase de transformação, após a última aula, assistindo o vídeo me abriu uma janela de informações e possibilidades para aplicar em sala de aula, sendo muito enriquecedor.

Nenhum comentário: