MARX & ENGELS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Nº da atividade: 07
Pólo: Alvorada
Prof.: Vera Corazza
Aluno: Marlene Ferreira
Atividade 07
Karl Marx e Friedrich Engels foram filósofos alemães que juntos fundaram o chamado socialismo científico ou comunismo. Viveram no século XIX na Europa conflituosa que abrigou Napoleão Bonaparte, Otto Von Bismark e a raínha Elizabeth I.
Friedrich Engels, nasceu em 28 de novembro de 1820, oriundo de uma família burguesa industrial. Conheceu desde jovem as penosas condições de vida dos trabalhadores, tanto na Alemanha como na Inglaterra.
Quando estudante, aderiu a idéias de esquerda, o que o levou a aproximar-se de Marx, tornando-se seu admirador, protetor e principal colaborador. Desempenhou papel de destaque na elaboração da utópica doutrina comunista.
Independente de Marx, chegou a posições teóricas e políticas revolucionárias através de sua obra "A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra", publicada emm 1845. Este livro é sua primeira análise de uma situação histórica determinada. A partir deste delineamento, Engels postula a necessiade de uma transformação radical das relações trabalhistas. A atitude intelectual de Engels diferencia-se da de Marx: enquanto o primeiro se centrava no caráter concreto dos fenômenos que estudava, o segundo ao fazê-lo expunha um alto nível de abstração.
Engels foi co-autor de diversas obras de Marx, entre as mais conhecidas destacam-se o "Manisfesto Comunista" de 1848 e o "O Capital" de 1867. Engels foi um filósofo que soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando um lugar de destaque nos livros de história.
Principais Obras:
-A Situação das Classes trabalhadoras na Inglaterra (1845);
- O Manifesto Cominista (1848);
- Anti-Düring (1878);
- A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado (1884);
- Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã (1888);
- A Evolução do Socialismo, de Utopia a Ciência (1890).
Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818 numa família de classe média, culta e não revolucionária. Depois de terminar os seus estudos, Marx entrou na Universidade de Bona para estudar Direito mas logo se transferiu para a de berlim onde se interessou pela filosofia. Doutorou-se em 1841 e nesse mesmo ano concebeu a idéia de um sistema que combinasse o materialismo de LudwigFeuerbach com a dialética de Hegel.
Foi impedido de exercer a carreira acadêmica e tornou-se redator-chefe da Gazeta Renana. Com o fechamento do jornal pelos censores do governo emigrou para a França. Casou-se com Jeanny von Westphalen, uma amiga de infância, com quem teve cinco filhos.
Marx e a família viviam literalmente esmagados pela miséria. Sem o apoio financeiro constante e dedicado de Engels, Marx não só não teria podido acabar sua principal obra, o livro "O Capital", como teria fatalmente sucumbido à miséria. Marx tentava angariar renda publicando livros que analisassem fatos da História recente, tais como "O dezoito brumário de Luis Bonaparte", mas obteve pouco retorno com estas empreitadas.
Marx colocou a produção material de uma epoca histórica como base da sociedade e, também, a criadora da subjetividade dessa época.
Para Marx a dialética é a ciência das leis gerais do movimento tanto do mundo exterior como do pensamento humano.
Marx foi e continua sendo muito criticado por suas idéias, desde a sua primeira publicação. As críticas da época em que estava vivo ele ou Engels procuraram responder. posteriormente, este papel foi exercido por seus seguidores e alguns intelectuais, preocupados em conhecer o pensamento de Marx.
Principais Obras:
- A Guerra Civil na França;
- Crítica da Filosofia do Direito de Hegel;
- A Sagrada Família (1845);
- A Ideologia Alemã (1846);
- Miséria da Filosofia (1847);
- Manifesto do Partido Comunista (1848);
- Trabalho Assalariado e Capital (1849);
- O Dezoito Brumário de Luis Bonaparte;
- O Capital - Livro I (1867) Livro II e III, publicado postumamente por Engels.
Marx e Engels viveram numa época em que a diferença entre classes era muito grande. Onde o governo exercia seu poder de censura. Marx sentiu isto ao expor suas idéias, o que o obrigou a mudar-se constante de moradia e de país. Encontraram oposição ao seu pensamento em diversos governos, independentes de serem absolutos ou republicanos, burgueses conservadores ou ultrademocráticos.
Marx e Engels lutavam pelo que acreditavam ser a libertação do proletariado moderno, através da derrubada da sociedade capitalista e da mudança regimental das instituições estatais, o que não deixa de ser um tema atual, pois as diferenças sociais continuam bem acentuadas em nossa sociedade.
Um comentário:
Olá Marlene! Muito bom o teu trabalho! Trouxeste informações importantes sobre os pensadores Marx e Engels. Lembra sempre de citar a fonte de onde tiraste as informações. Qualquer dúvida ou comentário escreve lá no forum para discussão! Um abraço, Simone -Tutora ECS
Postar um comentário