domingo, maio 23, 2010

Blog


O uso de tecnologia em sala de aula é muito importante e motivador, pena que não possuímos em nossa sala de aula aparelhos para uso de nossos alunos.
Para incentivar a escrita criei um blog para a turma, onde eles registrarão sobre os livros que estão lendo. Então esbarramos na falta de estrutura das escolas, pois em minha escola estamos com problemas de energia e não podemos utilizar o ambiente informatizado, logo para que os registros sejam feitos, primeiramente a escola estava me emprestando o "note", agora precisarei levar o meu, o que está dificultando, ou melhor atrasando, as postagens dos alunos, mas não podemos desistir pois eles estão muito ansiosos para postarem todos os comentários.
Deixo aqui um convite para visitarem oblog da nossa turma e se possível deixarem um comentários, certamente nós apreciaremos muito a sua visita.

Releitura de uma obra de Monet



Aproveitando uma sugestão da tutora Simone, busquei nas falas de meus alunos sobre o que assistiam na televisão, programas, para sugerir trabalharmos com obras de arte.
Utilizei uma obra de Monet, pois o mesmo havia sido menc ionado em um programa por eles assistidos e foi bem produtivo, pois eles sabiam de quem estava falando e me contaram a história que haviam ouvido.
Fizemos então uma releitura da obra de Monet: A barca de Gyverni. Os alunos procuraram reporduzir o quadro e após escreveram sobre a obra, o que viam na cena, o que a mesma sugeria, fizemos antes oralmente e foi interessante pois cada um interpretava de uma forma diferente, davam sugestões ou questionavam o relato de alguns colegas.
O trabalho com obras de artes e falar da biograia de seus autores foi bem motivador para que eles realizassem a atividade.

Leitura

Registro após leitura de texto pela professora
Meu projeto de estágio aborda a leitura e escrita , logo venho incentivando o hábito de leitura em meus alunos.
Nestas semanas que se passaram, pude perceber que meus alunos ficam muito atentos quando realizo a leitura de textos, anteriormente quando fazíamos a interpretação escrita de textos eles copiavam os mesmos para após copiarem as atividades referentes a interpretação. Observando-os nestas atividades resolvi mudar e fazer a leitura do texto, foi bem produtivo pois os alunos ficaram atentos a leitura e realizaram as atividades propostas demonstrando esta atenção.
O incentivo a leitura não pode ficar restrito somente a sugestões mas praticar o que sugerimos, logo estamos conhecendo novos livros, meus alunos estão levando livros para casa nos finais de semana, pois durante a semana tem acesso aos livros em sala de aula, então na sexta-feira um grupo de alunos retira livros da biblioteca e os demais levam os livros disponíveis em nossa sala de aula, depois na segunda-feira comentamos sobre os livros lidos.
O que me tem deixado muito entusiasmada é que toda a sexta-feira existe uma busca pelos os livros sem eu precisar lembrá-los sobre nossa proposta de leitura.


sábado, maio 01, 2010

Semana da Educação

Esta semana tivemos, no município de Alvorada, seminários em função da Semana da Educação. Assisti as palestras sobre Inclusão e Dificuldades de Aprendizagem.

" A educação inclusiva supõe, sobretudo, uma mudança em nós, em nosso trabalho, das estratégias que utilizamos, dos objetos e do modo como organizamos o espaço e o tempo na sala de aula".

Sempre que assisto, ou falo com colegas sobre inclusão escuto as mesmas falas, ou seja, as escolas estão se adaptando em sua estrutura física para melhor atender ao aluno portador de necessidades especiais mas ainda não conseguiu se estruturar pedagogicamente. O professor se sente sozinho nesta caminhada, e como foi colocado acima para se ter uma inclusão devemos promover uma mudança em nós e no nosso trabalho, mas para que esta mudança ocorra temos que ter apoio da equipe pedagógica, devemos ter orientação, formação para melhor atender a estas crianças, ter um currículo, avaliação adaptados para atender a necessidade de cada aluno, caso contrário estaremos somente colocando este aluno numa sala de aula de uma escola regular.
A palestra foi muito interessante pois abordou todos estes temas, os palestrantes trouxeram suas experiências pessoais, mostraram que pode dar certo mas deve-se ter apoio pedagógico para se realizar um trabalho com qualidade.

" O não aprender é a impossibilidade de incorporar os objetos do conhecimento integrando-os às experiências de vida".

Outra palestra assistida foi sobre dificuldades de aprendizagem, onde foi abordado os diferentes tipos de dificuldades que nossos alunos podem apresentar como dislalia, dislexia, entre outros. O palestrante demonstrou algumas atividades que ajudam estas crianças que apresentam estes transtornos de aprendizagem e que podem ser realizados por todos os alunos, muito interessante e informativa.

Planejamento

"Planejar requer ser flexível para replanejar sempre que for preciso".

Planejar é sempre estar atento as necessidades dos alunos. Devemos ser flexível em nosso planejamento, pois quando pensamos em nossa aula não levamos em conta as diversidades, ou seja, alguns fatores que podem interferir para a realização, ou melhor, a concretização da mesma. Devemos ter sensibilidade e sermos flexíveis para abandonarmos o planejamento inicial e adaptarmos outro que atenda as necessidades do grupo.
Na semana anterior havia planejado a aula que aplicaria mas quando cheguei na sala de aula, em função do tempo, menos da metade da turma havia comparecido a aula, como havia planejado iniciar um conteúdo novo resolvi reestruturar a minha aula para não prejudicar os alunos que não haviam comparecido, logo, fiz uma revisão dos conteúdos trabalhados durante a semana utilizando os jogos como meio de fixação dos assuntos vistos durante a semana.
Ao planejar nossas aulas buscamos as melhores alternativas para desenvolver os conteúdos adptando a realidade de nossos alunos, usando a metodologia mais adequada, mas as vezes temos que fazer ajustes neste planejamento para atender as necessidades mais urgentes que a turma apresenta nos diferentes momentos de uma aula.