
domingo, abril 18, 2010
Leitura II

sexta-feira, abril 16, 2010
Leitura

"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade"(p. 22).
quinta-feira, abril 08, 2010
Preocupação
Como a primeira aula dos meus alunos no LI os mesmos se mostraram participativos, respondendo as questões colocadas sobre correios eletrônicos, sites de relacionamento nos quais demonstraram conhecimento sobre que foi abordado, na aula seguinte como ainda não seria possível utilizar o LI, levei minha internet móvel, solicitei o notebook da escola para mostrar o blog da escola, como se faz postagens em blogs mas não conseguimos fazer muita coisa pois a internet se desconectava todo momento o que ocasionou desinteresse por parte dos alunos e tivemos que parar e voltar para o quadro de giz.
Nem sempre o que é planejado pode ser realizado, o que faz com que o professor busque alternativas para suprir as dificuldades que ao longo de um dia letivo vão surgindo.
sábado, abril 03, 2010
Buscando alternativas
Uma das minhas preocupações, reportando-me ao estágio, seria o uso de tecnologias com meus alunos. Em minha escola, no ano passado, foi montado o ambiente informatizado, recebemos computadores, a sala destinada ao laboratório foi organizada e liberada aos alunos, mas a escola está enfrentando, no momento, problemas com relação aos geradores, pois os mesmos não tem força suficiente para o funcionamento dos mesmos, logo os alunos não podem usufruir do mesmo. Pensando em como solucionar ou amenizar a ansiedade deles, pois toda a semana me perguntavam sobre o horário da informática, conversei com o professor responsável pelo AI propondo que fizéssemos uma aula teórica, ou seja, mostrar as ferramentas que poderiam ser utilizadas, quais as utilidades da Internet para a sala de aula, procurando desvincular a idéia que os mesmos construiram sobre o uso do AI, ou seja, conhecer novos jogos, ou somente "jogar". Foi um período muito bom, pois conversamos com eles e podemos verificar o que eles conheciam sobre correio eletrônico, sites de relacionamento, apresentamos alguns blogs e wikis que poderiam ser, por eles criados.
quinta-feira, abril 01, 2010
Estágio

Estágio s.m. Período de estudo prático exigido dos candidatos ao exercício de certas profissões liberais: Estágio de engenharia; estágio pedagógico. /Período probatório, durante o qual uma pessoa exerce uma atividade temporária em uma empresa. / Aprendizagem, experiência.
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio empresarial.
O estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.
De acordo com estas considerações, estágio é a prática da teoria exposta em sala de aula. Como em nosso curso, desde o primeiro dia, já trabalhávamos esta prática, vejo o estágio como uma possibilidade de aprimoramento do nosso dia a dia.
Conforme Kulcsar (1994, p. 65): "(...) o Estágio não pode ser encarado como uma tarefa burocrática a ser cumprida formalmente... Deve, sim, assumir a sua função prática, revisada numa dimensão mais dinâmica, profissional, produtora, de troca de serviços e de possibilidades de abertura para mudanças".
A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria /Prática sem a qual a teoria pode ir virando blablablá e a prática, ativismo. (Freire, 1996, p.12)
Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (Freire, 1996, p. 14).
http://www.fbb.br/downloads/estagio.pdf